Apexa - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

precoce

Intervenção Precoce

Intervenção Precoce

É uma medida de apoio integrada que visa desenvolver ações específicas de natureza preventiva e habilitativa no âmbito da educação, da saúde e ação social, destinadas a crianças dos 0 aos 6 anos com alterações nas funções ou estruturas do corpo ou em risco grave de atrasode desenvolvimento e respetivas famílias.

Este apoio deve ser prestado no contexto natural da criança e envolver ativamente os principais prestadores de cuidados, de forma a potenciar o processo terapêutico. A resposta de Intervenção Precoce na Infância contempla um Acordo, estabelecido entre a APEXA e os Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com capacidade máxima de reposta para 30 crianças.

Actualmente, a APEXA, conjuntamente com o Centro de Saúde de Albufeira e o Centro de Saúde de Loulé compõem a ELI Loulé, desenvolvendo e concretizando, a nível local, a intervenção do SNIPI através da elaboração e gestão do Plano Individualizado de Intervenção Precoce, sempre em estreita articulação com os recursos da comunidade