Os jovens e o álcool

Em Portugal, a venda de álcool é proibida a menores de 18 anos. Contudo, esta regra nem sempre é cumprida por todos os estabelecimentos, e depois, há sempre aquele amigo maior de idade que pode comprar bebida para todos. O consumo de álcool na adolescência é atualmente considerado um problema de saúde pública. As transformações físicas, emocionais e sociais que ocorrem nesta idade fazem com que seja uma etapa de risco para o início de Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #6 Quebra-Cabeças

O quebra-cabeça ou “puzzle”, como é chamado em inglês, é um jogo muito antigo, que ajuda a estimular a capacidade cognitiva, criativa e interação social A sua origem continua a ser desconhecida, mas existem teorias que possam explicar como surgiu. Um delas é o cartógrafo inglês, John Spilsbury, que criou um conjunto de peças com as partes do mundo para que os seus alunos aprendessem geografia de forma divertida.  A segunda teoria é ter sido Ler mais…

Indicadores de depressão na adolescência

A adolescência é uma fase muito complicada, onde as mudanças são uma constante e é a fase da afirmação da identidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 13% dos adolescentes sofrem de depressão. Com tantas transformações no corpo, novas responsabilidades e incertezas sobre o futuro, é normal que o adolescente tenha mudanças momentâneas de humor e se sinta mais irritado, desanimado, confuso e até incompreendido, tal como já foi referido nos artigos “Adolescência: uma Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #5 Jogo da memória

O jogo da memória tem uma dinâmica simples: diversas cartas ou cartões são baralhadas e colocadas de cabeça para baixo em cima mesa, tendo como objetivo de procurar e formar pares com figuras iguais. A cada vez que as cartas são viradas a memória vai criando um mapa mental, ajudando o cérebro a gravar informações para que seja possível vencer o jogo. Este jogo pode ser jogado sozinho, mas fica muito mais divertido quando existe Ler mais…

7 comportamentos típicos de adolescente

Ao contrário do que se possa pensar, o cérebro não nasce pronto: transforma-se ao longo dos anos. E é na adolescência que o cérebro muda mais ainda, e, com ele, muda o jeito de pensar, sentir e agir daqueles que, até então, eram crianças bastante dependentes dos pais. É por isso, esperado que os adolescentes desenvolvam novas habilidades, ao mesmo tempo que ainda são tão imaturos para outras. Também as reações emocionais se alteram nesta Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #4 Dominó

O dominó estimula a concentração e o raciocínio lógico, permitindo desenvolver toda uma estratégia de jogo e, por isso, é ótimo para desenvolver habilidades que ajudam a prevenir a perda de memória. O objetivo passa por colocar todas as peças do seu jogo na mesa. Ganha quem for o primeiro a fazê-lo. Este jogo é muito usado quando se pensa em estratégias para estimular a memória, pois desperta a perceção visual e promove o convívio Ler mais…

Adolescência: uma reflexão para pais

No artigo anterior, foi abordado o tema da pré-adolescência, por isso, faz todo o sentido falar da fase que se segue a esta: a adolescência. A adolescência consiste no período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. É um período em que acontecem muitas modificações biológicas e várias alterações psicológicas. É um processo de maturidade crescente, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Esta é uma Ler mais…