Atividades lúdicas para fazer com as crianças utilizando a rolha de cortiça

Com todo este tempo livre que a maioria de nós tem tido em casa é interessante conhecer as diferentes utilidades que um objeto simples pode ter na nossa casa. Neste artigo vou vos falar sobre uma matéria prima muito fascinante que provém do sobreiro: A Cortiça.

Os Antigos Egípcios usaram a cortiça como utensílio náutico e nas artes da pesca. A Civilização Romana utilizou-a nos calçados, como palmilhas, e ainda nas próprias casas, para revestir telhados e tetos. E assim até aos dias de hoje a cortiça continua a ser utilizada de diversas formas, dando vida a novos produtos e a despertar algumas curiosidades.

Muitos de nós pensa que as rolhas de cortiça servem apenas para tapar as garrafas de vinho, mas estão bem enganados. As rolhas de cortiça são impermeáveis, muito flexíveis e podem ter diversas finalidades.

As rolhas podem ser uma excelente oportunidade para criar atividades lúdicas e artísticas que estimulem bastante a criatividade das vossas crianças. Conheça aqui algumas das diversas formas de utilizar a rolha de cortiça. Uma dica importante para a sua utilização numa das ideias abaixo é ferver as rolhas, pois assim será mais fácil de cortá-las.

Mensagem na garrafa para o futuro

Esta atividade é para quem, além da rolha, também tem garrafas de vinho vazias em casa. A ideia é fazer um exercício de reflexão sobre o futuro e pedir para as crianças escrever uma carta para elas mesmas. A dinâmica pode ser feita com perguntas orientadas: O que elas gostariam de perguntar para elas mesmas daqui alguns anos? O que acham que estarão fazendo? Que conselhos gostariam de dar para elas? Que desejos tem hoje que gostariam de ter realizado?

Depois das cartas feitas, feche a garrafa com uma rolha e coloque um adesivo na lateral com a data do dia e a data em que ela será aberta, e se quiser pode esconder num sitio em que mais tarde será descoberta.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é shutterstock_1348111371.jpg

Casa de passarinhos

Se é um artesão nato, pode arriscar a montar esta casa de passarinhos com muitas rolhas, tendo a colaboração das crianças na construção.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é casa-de-passarinhos-1511791372093_615x300.jpg

Personagens favoritas das crianças

Esta atividade é ideal para crianças mais velhas que já conseguem pintar dentro das linhas de um desenho. Escolha as personagens favoritas das crianças, desenhos com linhas grossas e uma caneta preta em cima das rolhas. As rolhas de espumantes podem ser divertidas e ideais para fazer as cabeças.

Depois de prontas e secas, é a vez de adicionar elementos às figuras, como capas de tecido, orelhas e até mesmo perucas!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ghjk.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é dxfcgfvhbjnkml.jpg

Jogo do galo com rolhas em formato de animais e flores

As rolhas podem ainda ser aproveitadas para as crianças criarem animais e fazer um jogo do galo divertido e criativo. Coelhos, cães e gatos podem ser exemplos de animais para este jogo, onde as crianças podem pintar as rolhas e desenharem os olhos e a boca. As orelhas podem ser feitas com palitos, assim como as flores. Depois disso, é só preparar um tabuleiro com um papel dividido em 9 quadrados grandes e começa assim a brincadeira!

atividade-crianca-rolha-vinho

Barquinhos flutuantes

Esta é uma excelente atividade de artesanato para falar com as crianças sobre o mar, o verão, etc. Para construir o barco vai precisar de três rolhas, cola quente, papel colorido e palitos.

Para a base do barco, cole três rolhas com cola quente nas laterais. Enquanto a cola seca, prepare a vela do barco recortando triângulos de papel colorido e furando-os com os palitos. Depois, espete o palito com a vela na rolha do meio, e seu barco está pronto!

Outra forma de criar os barquinhos é usar uma rolha de cortiça, um palito e um losango de papel de embrulho colorido. Por baixo da rolha para manter o equilíbrio do barco coloque um parafuso. Pode depois organizar um pequeno jogo com as crianças pedindo que elas soprem os barquinhos e ver quem chega mais rápido do outro lado.

brincadeira-crianca-barco-rolha-vinho
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 149674387585369095_nIp8vF98_f.jpg

Carimbos coloridos

E que tal criar com as rolhas de cortiça carimbos personalizados para enfeitar trabalhos manuais das crianças. Existem duas formas simples de preparar os carimbos: cortando as formas em relevo na ponta da rolha ou colando pequenas formas com cola quente.

As crianças podem usar os carimbos para brincar de texturas e cores no papel, para decorar papéis de carta e envelopes, ou até mesmo para criar desenhos!

Reprodução/The Sweet Spot
carimbo-rolha-crianca-atividade-vinho

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO

Categories: