4 Leituras que ajudam o seu filho a lidar com as emoções.

Por APEXA em

No artigo da semana passada falamos de como pode promover a saúde emocional dos seus filhos e a importância da Inteligência Emocional no desenvolvimento da saúde psicológica e emocional das crianças.
Uma das práticas para desenvolver a Inteligência Emocional é ajudar o seu filho a compreender o que são as emoções e para que servem. Neste sentido, pode utilizar a leitura em conjunto para aumentarem o conhecimento sobre este tema. Sugiro-vos 4 livros que falam sobre o papel das emoções no ser humano e de como aprender a geri-las no dia-a-dia.

Onde Começa a Felicidade

Autora: Eva Eland
Idade Recomendada: até 6 anos 

Um livro que explica às crianças que a felicidade é um conceito individual e que reside dentro de cada um de nós. O caminho da felicidade constrói-se diariamente e encontra-se nas pequenas coisas/momentos da vida.

O Monstro das Cores

Autora: Anna Llenas
Idade Recomendada: + 4 anos

Um livro que esclarece às crianças de uma forma simples 5 emoções essenciais: alegria, tristeza, medo, raiva e calma. Neste livro, a personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Uma menina sua amiga explica-lhe o que significa cada emoção e como é natural que estas emoções possam aparecer e desaparecer mediante determinadas situações.

A mesma autora tem o livro ‘ O monstro das cores vai à escola’, pretendendo ajudar as crianças a lidarem com as suas emoções em contexto escolar.


10 Histórias para Ensinar às Crianças o que são as Emoções

Autora: Susana Pedro
Idade Recomendada: + 7 anos

A autora traz-nos um conjunto de 10 histórias simples que tem o intuito de explicar às crianças o que são as emoções, para que servem e como podem aprender a geri-las. Ao mesmo tempo, este livro inclui estratégias para os pais ajudarem os seus filhos neste processo de aprendizagem emocional.

O Livro  das Emoções

Autora: Filipa Sáragga
Idade recomendada: + 10 anos

Um livro dirigido a crianças/jovens e composto por várias narrativas, cada uma dedicada a uma emoção: saudade, tristeza, alegria, nojo, raiva, vergonha, frustração e medo. Aborda a importância da aceitação de cada emoção como fazendo parte da vida e da experiência de cada um.

Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder