O jogo para além de ser uma atividade prazerosa é um facilitador no processo educacional, através de atividades lúdicas é possível potenciar o desenvolvimento cognitivo. De seguida explicamos como pode construir jogos para pessoas com deficiência visual.
Sugerimos dois jogos que facilmente poderá construir: o jogo de memória e o jogo do galo. Ambos os jogos são constituídos por relevo o que permite à pessoa com deficiência visual usar o tacto para jogar.
Material necessário:
- Folhas de borracha E.V.A.
- X-ato ou tesoura
- Cola
- Régua
- Lápis
O processo de construção de ambos os jogos é idêntico:
1 – Inicialmente deverá fazer um tabuleiro para o jogo, isso permitirá ao jogador ter uma perceção espacial do jogo.
Com a ajuda da régua e do lápis desenhe uma tabela numa folha E.V.A . Depois desenhe e recorte quadrados iguais em cada uma das células da tabela, tenha em atenção que deverá ficar uma pequena margem. Por exemplo para o jogo do galo o esboço será o seguinte:
2- Construção das peças do jogo: para construir as peças do jogo deverá recortar quadrados um pouco mais pequenos de forma a encaixarem perfeitamente no tabuleiro. De seguida escolha os símbolos que quer usar e cole por cima desses quadrados.
Exemplos:
Jogo do galo
Jogo da memória táctil
Para o jogo da memória pode utilizar vários símbolos, tais como:
Estes jogos para além do carácter lúdico permitem estimular a memória, raciocínio lógico e explorar diversos conceitos tais como: diagonal, horizontal, vertical, formas geométricas e símbolos.
No Responses